Amsterdam |
- "Multi-Tenancy" como: Inquilino isolado: Neste modelo não há compartilhamento de recursos. Na prática, embora o usuário sinta a experiência de multi-inquilino, pois a aplicação é oferecida a múltiplos clientes a partir do mesmo data center, este modelo não é multi-inquilino. Tipicamente cada inquilino requer sua própria instância de hardware e software. Exemplo: hospedagem no qual cada usuário tem seu próprio conjunto de recursos computacionais e sua própria instância da aplicação.
- Multi-inquilino via hardware compartilhado (virtualização): similar ao modelo anterior, neste cada inquilino tem seu próprio conjunto de tecnologia alocado dinamicamente através de recursos de virtualização. Modelo adequado para reaproveitamento de aplicações não desenhadas para esta necessidade. Limitado em elasticidade pois cada inquilino tem seu universo em uma máquina virtual, unidade mínima de alocação e liberação de recursos.
- Multi-inquilino via container: Neste modelo, vários inquilinos são executados na mesma instância de um container de aplicação (um servidor de aplicações), mas cada inquilino está associado a uma instância separada do banco de dados. O isolamento do banco de dados garante a integridade dos dados dos inquilinos, ao mesmo tempo em que o container de execução, por ser compartilhado, oferece as vantagens de elasticidade, sendo a customização dependente da arquitetura do software.
- Multi-inquilino via todo o stack de software compartilhado: neste modelo, além do container da aplicação, também uma única instância do banco de dados é compartilhada por todos os inquilinos. Este modelo nem sempre é bem visto pois gera uma preocupação extra na segurança, acesso acidental ou intencional a dados de outras empresas.
Pensando em economia de escala a escolha do modelo "Multi-Tenancy" é essencial para fornecedores de serviços SAAS, onde o custo por inquilino deve ver minimizado e a agilidade e elasticidade são atributos essenciais de uma oferta Cloud Computing. Observando as classificações acima de Cezar Taurion os modelos Multi-inquilino via container e Multi-inquilino via todo o stack de software compartilhado surgem como os modelos mais indicados para esta necessidade.
Referências: Entendendo o modelo Multi-tenancy, por Cezar Taurion Wikipédia,
Comments
Post a Comment
Thanks for your attention and feedback.
Nivio dos Santos